Passeios

 

Abismo Anhumas

O “Buraco”, como é tratado com muita intimidade por seus monitores, é um dos locais mais lindos de Bonito. É onde pode-se fazer, uma verdadeira viagem ao centro da terra – uma descida de 72m em rapel, por uma fenda na rocha, leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas onde pode-se flutuar e ver reveladas as belezas subaquáticas do lugar. Distância de Bonito 23km.

 

Aquário Natural Baia Bonita

As águas cristalinas do Aquário Natural são a principal atração deste passeio, localizado na Reserva Ecológica Baía Bonita. A diversidade da fauna e da flora faz o turista sentir-se literalmente dentro de um aquário. Pequenas pedras de formação calcária refletem a luz do sol refletindo brilhos azuis e prateados. O ideal é descer o rio Baía Bonita fazendo flutuação, com equipamentos especiais para não tocar o fundo, mas também há a opção de acompanhar o grupo em um barco de apoio. A piscina do receptivo também é usada para instruir os visitantes quanto ao uso de máscara e snorkel. Além do aquário, a Trilha dos Animais é outra atração imperdível da reserva, através da qual pode se observar diversos animais locais, até os ameaçados de extinção. É comum avistar emas, jacarés, cervos, lobos e sucuris. Na Reserva Ecológica Baía Bonita são realizadas pesquisas nas áreas de ecologia e biologia. Distância de Bonito 6 km.

 
 

Passeio de Bote no Rio Formoso

Realizado em botes infláveis, por um dos principais rios da região, num percurso de 6 km, passando por três cachoeiras e duas corredeiras com uma parada para banho de aprox. 20 min. Durante o percurso tem-se a oportunidade de contemplar a fauna e flora às margens do rio até o desembarque na Ilha do Padre, onde o turista pode usufruir da infra-estrutura do local, que possui vários decks e cachoeiras para banho, além de sanitários, vestiário, bar, lanchonete e restaurante. O passeio de bote é ideal para todas as idades. Duração: meio dia. Distância de Bonito 12 km.

 
 

Bóia Cross

Inicia com uma pequena caminhada em trilha suspensa até a área de embarque onde o visitante irá descer por cerca de 1.000 metros de Rio Formoso em bóias individuais, num percurso de 40 minutos de água, curtindo a emoção de enfrentar três cachoeiras e duas corredeiras. Ao longo do passeio, além de sentir a aventura das quedas, o visitante terá oportunidade de contemplar o belíssimo rio Formoso com centenas de peixes e uma incrível flora subaquática. Distância de Bonito 6 km.

 
 

Recanto Ecológico Rio da Prata

O mergulho começa na nascente do Rio Olho D’água, aonde se chega através de caminhada em trilha interpretativa pela mata ciliar, observando-se árvores nativas centenarias, aves e outros animais silvestres. Ao final da trilha inicia-se a flutuação, onde os visitantes flutuam tranquilamente dentro de um imenso aquário de águas cristalinas, extremamente ricas em vida animal e vegetal. Dourados, pacus, piraputangas e curimbas desfilam por todo o percurso. Distância de Bonito 50km.

 
 

Rio Sucuri

O passeio começa com uma agradável caminhada pela mata ciliar, para observação de animais e árvores. O percurso inclui uma visita à nascente do Rio Sucuri, onde você se encantará com a surpreendente visão do mirante, elevado sobre as águas cristalinas. Ao final da trilha, entra-se no barco a remo, para logo após iniciar a parte aquática do passeio: Uma descida de 45min, flutuando calmamente ao sabor da leve correnteza, observando cardumes de piraputangas e plantas aquáticas. Distância de Bonito 20km.

 
 

Gruta do Lago Azul

O cartão postal de Bonito, Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 uma expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos – como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante – que viveram durante o período geológico do Pleistoceno – 6.000 a 10.000 anos atrás. Após uma descida de 100m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90m. Com suas formações geológicas, não só o teto como o piso da gruta, são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos, o que desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago. Distância de Bonito 20km.

 
 

Grutas de São Miguel

As surpresas começam logo na chegada ao centro de visitantes, um verdadeiro marco arquitetônico, onde o turista conta com um bem aparelhado bar e um mirante, estrategicamente construído, para que se possa obter uma visão geral de toda a região. O visitante recebe orientações através de palestras e vídeos ilustrativos, destacando as belezas da região, e aproveitar para ter suas curiosidades satisfeitas. Distância de Bonito 12km.

 
 

Parque das Cachoeiras

O passeio começa com uma caminhada por trilha ecológica na mata ciliar do Rio Mimoso, observando os encantos da fauna e flora locais. Durante o percurso de aprox. 1.700m pode-se tomar banho e contemplar sete belíssimas cachoeiras formadas por tufas calcárias, cada uma com sua beleza e encanto, além de pequenas cavernas, piscinas naturais e carretilha. O Almoço é servido no receptivo da fazenda, que possui bar e restaurante, sanitários e redário. O visitante ainda pode encerrar o dia com um agradável passeio opcional à cavalo. Duração: meio dia. Distância: 17km.

 
 

Boca da Onça

O passeio é composto de uma caminhada por trilha pela mata preservada de aprox. 4km, passando por 11 cachoeiras cristalinas, inclusive a Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do Estado com 156m de altura, pelo Rio Salobra e por pontos de banho em piscinas naturais. Através da plataforma de rapel tem-se uma vista deslumbrante do Cânion do Rio Salobra e das pequenas grutas existentes no paredão. O almoço é servido no receptivo que oferece duas piscinas de água corrente com peixes típicos da região que nadam junto com o visitante, relaxante hidromassagem, ducha natural, além de bar e restaurante, sanitários (adaptados p/ cadeirantes), vestiários, salão de jogos, redário de loja de souvenires. Duração: dia todo. Distância: 55km.

 
 

Estância Mimosa

Uma trilha interpretativa em meio a exuberante mata ciliar do Rio Mimoso com paradas para banho em cachoeiras e piscinas naturais: esse é o principal passeio oferecido pela Estância Mimosa! Uma autêntica experiência de ecoturismo, o passeio é realizado em grupos de até doze visitantes, sempre acompanhados por um guia local especializado e tem duração aproximada de 3h30min. Durante o caminho, que passa por oito cachoeiras de tamanhos e formas variadas, com ótimos locais para banho em piscinas naturais. Existem passarelas suspensas, pequenas grutas, mirantes com vista para a morraria da Serra da Bodoquena, um trecho de barco a remo e uma plataforma de salto, com 6 metros de altura, que transforma o passeio em uma aventura inesquecível para qualquer idade. Passeio possui Sistema de Gestão de Segurança certificado pela ABNT Certificadora e INMETRO. OBS: Uso obrigatório de tênis. Duração: 3h30min. Distância: 24km.

 
 

Cachoeiras do Rio do Peixe

Uma fascinante caminhada na Fazenda Água Viva, num dos cenários mais belos e paradisíacos da região. A primeira etapa do passeio tem percurso de aprox. 1.600m, e passa por várias cachoeiras ornamentais, piscinas naturais e pequenas grutas submersas. No caminho observa-se uma fauna atraente com macacos, araras, tucanos, entre outros. Na sede da fazenda é oferecido um delicioso almoço sul-matogrossense e após um merecido descanso o passeio continua por mais um percurso de aprox. 800m que passa por mais 3 pontos de banho. Um delicioso lanche é servido no final da tarde acompanhado de “causos” contatos pelo proprietário da fazenda. O receptivo possui bar e restaurante, sanitários e redário. Duração: dia todo. Distância: 34km. OBS: Recomendado para toda família, levar roupas de banho e toalhas.

 
 

Nascente Azul

Flutuação

Inicia com uma trilha suspensa contemplativa dentro da mata ciliar, juntamente com guia credenciado até nossa sala de equipamento, onde irão receber roupa de neoprene, colete, mascara snorkel calçados próprios para a atividade. Após a chegada ao Rio Bonito é realizado um treinamento para adaptação com equipamento e somente na sequencia é feita a flutuação iniciando na nascente onde é permitido realizar apneia e contemplar as variadas espécies de peixes da nossa região. Este passeio permite uma experiência única para todas as idades, pois possui um Sistema de Gestão de Segurança (SGS), visando pela qualidade e segurança dos visitantes durante todo o passeio.

Site Nascente Azul